terça-feira, 16 de agosto de 2016

Faltam mulheres na política.


Faltam mulheres na política

Distopia: Mesmo com a lei que obriga os partidos a reservarem 30% das listas de candidatos para mulheres apenas 5% destas vagas são preenchidas


Distopia é a utopia que deu errado. No Brasil, temos a distopia da baixíssima presença de mulheres nas câmaras de vereadores, assembleias e senado; de tão pequena, é como não existissem. Há uma lei que obriga partidos a reservarem 30% das listas de candidatos para candidatas mulheres, mas há enorme dificuldade em preencher nem mesmo essa cota. Entre nossos políticos, apenas 5% são mulheres, dez vezes menos do que seria uma boa representação da vontade dos cidadãos. 
Por que está assim? As mulheres têm melhores coisas que fazer? Sentem-se ameaçadas pela violência e virulência de campanhas eleitorais? Falta-lhes dinheiro? Os partidos não as querem e nem as entendem? São discriminadas por machismo de eleitor? 
Nos países europeus, de cada dez políticos eleitos, dois são mulheres. Na Escandinávia, é quase um para um. Na Suecia, com 47%, as mulheres tem horário especial no parlamento, para amamentar e cuidar da família. Esses países resolveram, há décadas, problemas que o Brasil ainda tem, principalmente em áreas sociais, de família, educação, saúde e de interesse comunitário. As Mulheres são capazes de gestar com perfeição a Política, nós fazemos tudo ou mais que os homens, fomos trabalhadoras e mães, muitas vezes ao mesmo tempo.Então que vejam nessas Eleições mais Mulheres no PODER.

Forte Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário