No dia 3 de março de 1989, surge a Associação para o Desenvolvimento da Mulher na Economia Informal - ADIM - Instituição pioneira no Maranhão no segmento de Microcrédito, em uma pequena sala cedida pela Associação Comercial do Estado.
Inicialmente, eram atendidas apenas mulheres com filhos menores e com pequenos negócios informais. Posteriormente, a ADIM se torna Ceape/MA - Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos do Estado do Maranhão, atendendo todos os empreendedores, homens e mulheres. O Ceape-MA fazia parte de uma rede chamada Ceape/Nacional afiliada a Acción Internacional, presente inicialmente em 11 estados do Brasil por iniciativa da Acción Internacional e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O Ceape do Maranhão foi o segundo a ser criado e foi adquirindo grande participação e importância dentro do Sistema.
Iniciando suas atividades dedicado ao desenvolvimento socioeconômico de pequenos empreendimentos, seu objetivo, desde o início, sempre foi proporcionar ao cliente não apenas crédito, mas dar orientação ao pequeno empreendedor através do Microcrédito Produtivo e Orientado e da Educação Financeira como forma de desenvolvimento.O Ceape, ajudar milhares de mulheres que em buscar de renda criam meus negócios e essa valiosa contribuição acaba por gerar novos empreendedores, em tempos de crise essa parceria é fundamental, através do microcrédito, é assim que um País cresce pela forma do trabalho, e com o apoio de iniciativas como a do Ceape, se você é um pequeno empreendedor e precisa crescer procure uma agência do Ceape e mude sua vida por que não existe remédio melhor para crise que criatividade e trabalho.
Fonte Historia Ceape